Conselho de Administração

Mensagem do Presidente

- Senhores Accionistas
- Senhores Membros dos Órgãos Sociais
- Estimados Quadros e Trabalhadores da EMIS

O dever nos impõe que, terminado mais um exercício económico, olhemos um pouco para trás e façamos o balanço sumário do que foram os avanços e recuos enfrentados pela EMIS ao longo do exercício para melhor perspectivarmos o futuro imediato e não só, numa etapa peculiar e muito difícil caracterizada por um abrandar generalizado de actividade económica produtiva face a pandemia de COVID que ainda assola a globalidade de todos os países.

Img Presidente 3

A EMIS, enquadrada no panorama nacional angolano, soube fazer a devida leitura dos acontecimentos e munir-se dos necessários mecanismos e requisitos para enfrentar exitosamente os desafios que se impunham e ainda se impõem. Este panorama veio contribuir ainda mais para uma resposta firme e adequada no domínio da modernização, com introdução de novas aplicações e a adopção de mecanismos de funcionamento cada vez mais modernos e robustos.

A situação vigente permitiu, pois, agilizarmos a adopção das modernas funcionalidades dos sistemas de pagamentos electrónicos vigentes em países mais avançados e que vinham sendo perspectivadas no passado recente para o nosso sistema MULTICAIXA.

Como se pode verificar dos Relatórios mensais produzidos e distribuídos por todos os accionistas e não só, novas funcionalidades e aplicações foram sendo adoptadas com êxito ao longo do exercício em análise. Com isto, e como se pode constatar dos Relatórios produzidos e distribuídos mensalmente, o número de ATM´s e de TPA´s cresceu em cerca de 25%, tal como o numero de aderentes ao serviço que não pára de crescer exponencialmente. É cada vez mais notório o grau de literacia da população em relação ao serviço prestado pela Rede MULTICAIXA. Neste cenário, e apesar dos múltiplos constrangimentos impostos pela pandemia da COVID-19, a EMIS pode orgulhar-se de haver registado um resultado positivo consubstanciado nos seguintes dados contabilísticos devidamente autenticados pelos senhores Auditores:
a) Resultado Líquido do Exercício em análise (2021) ………………… Kz 4.380.574.255,00
b) Resultado Líquido do Exercício Anterior (2020) ……………………. Kz 1.844.281.776,00
c) Diferença (positiva) ………………………………………………………………. Kz 2.536.292.479,00

Este panorama, conquistado ao longo do passado e sobretudo do Exercício em análise, deve-se ao apoio indefectível dos Accionistas e sobretudo do BNA que, mesmo havendo cessado a sua missão como accionista da EMIS, em Dezembro de 2020, não abrandou o seu inestimável apoio, à sociedade, no restrito quadro de Reitor do Sistema Financeiro Nacional.

Senhores accionistas, o quadro acima descrito e o balanço positivo alcançado deixam-nos obviamente confortados. E se devemos sublinhar, por isso, que o mesmo se deve ao apoio sempre firme e pronto de Vexas, cabe-me a mim particularmente o dever de sublinhar o desempenho inestimável do Eng.º Matos, Presidente da Comissão Executiva da sociedade que, sempre pronto e com elevada competência, soube dispensar o seu esforço e saber para o alcance exitoso dos objectivos traçados. Finalmente, e por dever de justiça, não podemos obliterar os préstimos dos membros do Conselho de Administração e sobretudo o saber e inestimável engajamento dos trabalhadores e quadros da instituição EMIS, a quem, particularmente, eu quero aqui agradecer e deixar a minha mensagem de louvor!
A todos o meu muito obrigado.

PEDRO PUNA (PCA)